Nietzsche

""Como é que se deve subir a encosta?" Simplesmente sobe e não penses nisso!" [Nietzsche]

Manoel de Barros

"Nasci para administrar o à-toa, o em vão, o inútil." [Manoel de Barros]

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Adeus Vitória (26/01/2015)

Segunda-feira, 06h00 pego a estrada novamente, saio de Vitória totalmente purificado com sua beleza. Estive em uma das cidades mais bela do Brasil, um território povoado por pequenas ilhas, a cidade totalmente organizada e varias pontes ligando Vitória as ilhas, Guarapari, Vila velha e outras cidades pequenas da região.




Estacionei na Praia da Jurema, ela fica no final da orla de Vitória é realmente uma bela curva depois dela tem a ilha do boi e por ai vai, assim que cheguei encontrei um quiosque de um alagoano que nem fez cara feia quando pedi para trabalhar, mandou eu voltar no outro dia 08h00 da manhã para começar. 









Durante o dia o movimento de pessoas na curva da jurema é incrível é também um ponto turístico de Vitória. Quem quiser ganhar dinheiro fácil é o lugar ideal, em dez dias conseguir fazer R$ 700,00 o que me garantirá até Curitiba-PA, se você realmente quiser juntar uma boa grana durante o verão inteiro a curva da jurema é o lugar certo. Mas em todo lugar que rola dinheiro fácil rola também muita droga, muita mesquinharia e desumanidade. os drogados durante a noite circulam livremente , é na verdade uma pequena cracolândia,mas um dos pontos positivo se é que existe ponto positivo para que está entregue a essa porcarias, o ponto positivo é que eles ralam durante o dia para conseguir dinheiro para usar drogas durante a noite. Usuários de crack, cocaína e maconha eu convivi com eles durantes dez dias, são super tranquilos basta apenas respeitar o espaço de uso deles. 


Esse é um deles só usa uma maconha de leve chama-se cadeira super gente fina me ajudou pra caramba desde que pisei os pés na curva da jurema só tenho a agradecer ao cadeira e ainda mantou minha próxima rota já que ele conhece quase o Brasil todo já rodou pra caramba por ai a fora, era caminhoneiro sofreu um acidente e perdeu o movimento das pernas, já foi preso por homicídio e conhece São Paulo de olhos fechados. É um grande homem possui as suas falhas, mas tem humildade e sabe lidar com as pessoas. Valeu Cadeira!


As capixabas são lindas de morrer, mas durante os dez dias que passei em Vitória foi uma Mineira que chamou minha atenção, infelizmente quando fui tirar uma foto com ela a maquina deu problema, Janine quero a foto que você tirou com o seu celular quero lembrar de vc por muito mais tempo. 





A galera do quiosque depois de um domingo de praia super lotada e no final as fotos de despedidas, a galerinha me acolheram se nenhum problema e me deram apoio e mais coragem para continuara. Valeu de verdade um dia quem sabe eu não volte a Curva da Jurema. Abração!


Esse é o cara que leu minha mão em troca de um refrigerante em lata (risadas), um cara super inteligente tem formação e tudo, mas está perdido no mundo das drogas, ele vende anel, brinco, pulseiras na praia que ele mesmo produz. Gente boa também fica o abraço.


E por ultimo o cara que me garantiu a oportunidade de trabalhar no quiosque dele durante esses dez dias, ele queria que ficasse até o carnaval me ofereceu até moradia na casa dele, mas a minha vontade de estrada foi maior. Valeu por tudo e até a próxima!



Como é de praxe em toda praia que passo registro o pôr-do-sol e cada um é mais maravilhoso que outro. Fica então registrado o pôr-do-sol da cidade das pedras, a Vitória do Espírito Santo.

O que aprendi durante esses dez dias: que você pode habitar qualquer meio e não se prostituir com a sujeira, mas para isso você precisa ser resiliente o bastante, você precisa está dançando entre a sua música e as demais, você precisa olhar e aceitar mesmo não aceitando por dentro, você precisa viver e adapta-se ao meio, não se preocupe as coisas correrão bem. 

Sair de Vitória com a música de Luiz Bahia na cabeça: Ele cantou essa música no quiosque do paraguaí nos dois finais de semana que passei por lá. 

"Salve salve Vitória
Vitória do Espírito Santo
terra maravilhosa" 


6 comentários:

  1. Olá Jânio .. boa tarde! Aqui quem lhe escreve é uma das mineiras que conheceu na Curva da Jurema .. a moreninha .. Aryane! rsrs
    Quem diria que meses depois de visitar Sergipe seria aqui em Vitória que conheceria uma pessoa especial e de história tão bela como você!
    Eu e Giovana adoramos conhece-lo! Que deus lhe acompanhe pelas estradas e cidades que ainda vai passar e sua vida seja sempre regada de muita luz!
    Aguardamos pelo tão prometido forró no Cariri! rsrs
    Abçs das mineirinhas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu1 Aryane adorei conhecer vcs tbm, está de pé sim o forrozinho. Abração.

      Excluir
    2. E ae janio estou de olho em todas publicações um abraço da sua prima!

      Excluir
    3. E ae janio estou de olho em todas publicações um abraço da sua prima!

      Excluir